quarta-feira, 2 de maio de 2012

Acasalar ou castrar?

Luan e Laila a menorzinha


Vou posta aqui alguma dicas sobre acasalamento canino. E as vantagens da castração. Eu particularmente to na duvida se deixo a minha cadela acasalar ou  nao. Apesar que sei que a castração é muito bom ate para a  saúde do animal. E eu já tive experiencia própria com minha minha outra cadelinha poodle, a Laila. Ela vivia tendo filhote pois na época eu não tinha os conhecimentos que tenho hoje e meus pais também não sabiam lida muito bem com o problema. A gente sempre dava os filhotes ou vendia mais barato. Depois eu ficava sabendo que  a pessoa  deu o filhote pra outra ou deixo ele fugir, isso pq eu sempre dava pra alguem conhecido. E ficava triste pois depois via  que a pessoa não cuidava deles direito. E é ai que ta minha duvida, pelo bem dos filhotes pois nao sei em que mãos eles vão para. E cria nossa a gente se apega e não podemos confia nem nos conhecidos quanto mais nos desconhecidos.
Bom, dai meu pai começo a dar um anticoncepcional pra ela. E não deu muito certo pois uns dias depois dela ter cruzado ela amanheceu morta. Na época morávamos em Diamantina, e la nao tinha recurso. Então nao teve como socorre-la. Nao sei como que esta a cidade agora, mas na época  nao tinha. foi triste. O namoradinho dela ( Luan)fico com  a gente um bom tempo ainda. E faleceu aqui em bh com 11 anos mais ou menos. Ai depois de uns 2 anos adotamos a Lora.

 Lora ainda filhote.




Então ai vai algumas dicas de cio e acasalamento:


O cio é o período que a fêmea esta disposta a aceita o macho. O cio pode ser observado pelo inchaço da vulva e fica avermelhado. O primeiro cio é entre o 6 e 8 mês. Os cios duram entre 15 a 20 dias. Ate o nono dia sai sangramento. Depois do nono dia a fêmea já aceita o macho.


durante o cio a cadelinha pode tomar banho normalmente. Eu prefiro dar o banho depois do cio, pois durante vai suja do mesmo jeito. Sem fala que tenho que por lençol triplo na minha cama, pra nao suja onde durmo, pois a minha fica o dia todo nela. Aquelas calcinhas  nao gosto de usar. Acho que vai incomodar.




Precisamos saber se estamos dispostos a enfrentar todo o processo do acasalamento, desde o preparo, a cruza em si, a gestação, o parto e principalmente se estamos preparados para receber os filhotes! Tomando consciência desses aspectos, podemos partir para os passos seguintes com segurança na nossa decisão!
      
* É interessante proporcionar um contato entre os cães antes do início do cio, para observar se há rejeição entre eles. Cães criados fora do convívio com animais da mesma espécie podem ficar assustados ou atacar o parceiro. Da mesma forma, cães mimados não aceitam acasalar e não têm interesse pela fêmea, mesmo que ela esteja no cio.
*A idade mínima para uma cadelinha acasalar é 1 ano e meio ou no terceiro cio.
* A fêmea deve estar saudável e preparada para a gravidez; o processo gestacional e pós parto – inclusive a amamentação – não devem afetar sua saúde.
Deve-se fazer uma avaliação – tanto da fêmea quanto do macho – que leve em conta as doenças hereditárias, temperamento e história de agressividade com crianças ou adultos. Doenças cardíacas, dsts como a tvt e brucelose, fêmea gordinhas, nao devem  cruzar também.
* O cruzamento de raças diferentes deve ser evitado quando houver diferença de tamanho entre macho e fêmea, pois pode levar a complicações no parto.
* Um mês antes do acasalamento, a fêmea deve ser vermifugada e se necessário, também vacinada. Na dúvida, o veterinário é quem poderá orientar corretamente.
* A fêmea que deve ir pra casa do macho, pois la ela vai fica menos agressiva.
* Ao copular eles ficam grudados por um tempo. Nao interrompa nessa faze é que o macho esta colocando os espermatozoides dentro dela. Podendo ocasionar também uma fratura do osso peniano. Depois eles se soltam naturalmente.



Fora essas questões mais práticas e que levam em conta a saúde da sua cachorrinha, outras questões precisam de atenção:
* Você está preparada para os cuidados com sua pet na gestação, no parto e no acompanhamento dela após o parto, durante a amamentação, até o desmame dos filhotes?
* Já tem lares seguros e confiáveis para todos os filhotes ou está preparada para cuidar de todos, se resolver ficar com eles? Antes de permitir ou decidir pelo cruzamento, analise bem se todos (independente de quantos sejam – geralmente mais de 6 filhotes) terão um lar adequado e serão bem cuidados.
*Pense bem na possibilidade de alguém desistir da adoção ou devolver um dos filhotes por não se adaptar à nova casa, se isso acontecer, você está disposta a ficar com ele como mais um membro da família?
Diferentemente dos seres humanos, a gestação canina apresenta poucas alterações sanguíneas nas primeiras semanas além de poderem apresentar a Gravidez Psicológica, por isso um diagnóstico mais exato só será possível a partir do 35º dia, através do Ultrassom e de um Raio X.
Confirmada a gestação da sua cachorrinha é só esperar entre 57 e 62 dias. Enquanto isso, vá se preparando para o parto. Se notar que o período previsto para o parto foi ultrapassado, procure imediatamente o veterinário.


Sua cadelinha cruzo e esta tudo bem. Chego a hora do parto. Coloque a em um local confortável. A cadela normalmente tem instinto de faze o próprio ninho. É normal elas arranhar a casinha ou o edredon afim de ajeitar melhor. 24h antes do parto elas param de comer e se aninham. Quanto mais próximo do momento do nascimento, mais agitada e inquieta a cadela ficará. Impeça que ela vá parir em locais de difícil acesso (em baixo de camas ou móveis). Após o nascimento do primeiro filhote, a fêmea irá cortar o cordão umbilical, lamberá o filhote para o estimular e secar, e irá comer a placenta. Cada filhote será acompanhado de uma placenta. Deixe que ela coma, pois a placenta fornecerá nutrientes para a cadela.





Os filhotes irão mamar logo após o nascimento, e irão adquirir os anticorpos passados pelo leite materno. Cadelas não vacinadas fornecerão bem menos anticorpos do que aquelas que tenham a vacinação em dia.
A cadela permanecerá no ninho o dia todo, só saindo para urinar e defecar. Colocar a água e a comida próximas à cadela. Muitas delas podem ficar agressivas com a aproximação de estranhos, ou mesmo do dono. Não insista, pois o instinto materno falará mais alto e a fêmea poderá atacar.

A cadela irá lamber os genitais e ânus dos filhotes, o que os estimulará a defecar e urinar. A mãe irá comer os dejetos dos filhotes. A partir de 20 a 25 dias de idade, a cadela começa a rejeitar a ninhada. É hora da orientação do veterinário quanto ao desmame.
Os filhotes abrem os olhos com 10 a 15 dias de idade. Os dentes começam a nascer entre 25 e 30 dias. Com 15 dias eles já começam a dar os primeiros passos, meio arrastados.
Com 30 dias de idade, prepare-se!! A mãe já não terá paciência com os filhotes e eles, por sua vez, já não ficarão quietinhos dentro da caixa... Estará instalada a bagunça!
Os cãezinhos podem ser separados da mãe a partir de 45 dias de idade. Mas se possível deixe eles conviverem ate 2 meses ou mais, para aperfeiçoar a comunicação canina.
Orientar o novo proprietário a levar o cãozinho ao veterinário para exames e início da vacinação.
Não deixar que o filhote saia na rua ou tenha contato com outros cães antes de completar todas as vacinas.






As vantagens da castração:

1) Diminui drasticamente o risco de doenças nas vias uterinas, do câncer de mama, útero, próstata e testículos;
2) Elimina a Gravidez Psicológica, comum em algumas fêmeas após o término do cio, o que ocasiona aumento das mamas (muitas vezes com edema), a produção de leite e irritabilidade excessiva;
3) Elimina o risco do câncer dos órgão genitais;
4) Diminui o risco das fugas e brigas, que podem acarretar acidentes graves e até fatais;
5) Acaba com os latidos, uivos e miados excessivos que ocorrem por ocasião do cio;
6) Elimina os estados de excitação por falta de cruzamento (e o embaraço com as visitas!);
7) Elimina a inconveniente perda de sangue das cadelas no período de cio, assim como as desagradáveis reuniões de machos na porta de sua residência;
8) Diminuiu o hábito dos gatos de urinar em paredes e móveis para marcar território. A urina também perde o odor forte e desagradável.
Alem de  Diminuir a população de caes e gatos.  Muitos abrigos nao tem mais espaço, e os cães nem sempre encontram um  bom lar, passando a vida no abrigo. Cães de raça também são abandonados.

Mitos sobre a Castração:
"Castração engorda?” 
O animal não engorda devido à castração e sim pela diminuição de suas atividades físicas, necessitando, portanto, mais exercícios.A quantidade de alimento também poderá ser diminuida.
- "Eu não posso pagar!” 
O custo da operação será amplamente compensado por futuros gastos com alimentação, vacinas, etc. do animal gestante e das crias. Ou de eventuais complicações no parto ou ainda despesas com cirurgias e medicamentos decorrentes de doenças em animais não castrados (ex. Piometra). Hoje, várias clínicas realizam castrações a preços reduzidos ou facilitam o pagamento. Ou gratuito pela zoonose da sua cidade
- “Eu sempre arrumo pra quem dar os filhotes” 
Nem sempre isso é verdadeiro, sendo mais comum a atitude de querer se livrar de um problema. É sempre bom lembrar que uma fêmea pode gerar dezenas de filhotes que, por sua vez, crescerão e terão outras crias, multiplicando o problema. Para que deixar novos filhotes nascerem se não há lares suficientes para os que já existem?
- “Ele não tomará mais conta da casa.” 
Os animais castrados não perdem o instinto de proteger seu território. Por outro lado, perde o indesejável costume de urinar em diversos cantos. Cabe ainda lembrar que animais castrados ficarão mais caseiros, deixando de se envolver em brigas na disputa de fêmeas.
- “Mas ela precisa ter pelo menos uma cria...” 
Ter uma cria não acrescenta saúde ao animal e sim mais animais ao problema. Pesquisas mostram que, quanto mais cedo for realizada a castração, menores as chances da fêmea desenvolver câncer de mama. A castração também prevenirá o surgimento de Piometra, doença freqüente em fêmeas adultas.
- “Meu animal vai sofrer?”
A cirurgia, feita sob anestesia geral, é indolor. Dentro de um ou dois dias, o animal estará brincando e retomará suas atividades normais.
- “Eu estarei interferindo na natureza do meu animal?” 
Seu animal não tem escolha, segue apenas o instinto. É dever do proprietário intervir e prevenir nascimentos indesejados. O animal será beneficiado e não subtraído de algo.




Mais informções sobre castração no site da ARCA Brasil.


Seja qual for a sua decisão, que ela seja consciente.