Um pouquinho sobre comportamento canino.
Hoje em dia donos de cachorros em geral mimam seus cachorros demais, com banhos e tosas, manicure, roupas e caminhas mais macias que as suas próprias camas.
Alguns tratam seus cães com se fossem seus brinquedos ou filhos e não estão colocando os limites claramente nem mostrando quem é o chefe da casa. Eles querem ser os melhores amigos dos seus cachorros, mas isso só funciona na mente dos seres humanos e vai totalmente contra o instinto canino. Você tem todo direito de amar seu cão como filho, mas nunca se esqueça que ele é um cão. E tem necessidades diferentes de uma criança. Você não pode dizer a cão o que diria a uma criança, pois eles nao racionalizam. Disse isso no meu primeiro poste. No entanto eles também precisam de carinho, regras , disciplina e diversão. Nessa ordem: exercícios ( passeios e brincadeiras como jogar bolinha são a diversão dos cães), disciplina e afeto. Disciplina não é violência, é educar de forma calma e firme.
Os cães tem um forte sentimento de matilha. O status do cachorro na matilha é seu eu. E eles precisam de um líder para seguir. a maioria dos cães nascem seguidores. Mas as vezes os humanos não sabem como manter isso e acabam deixando o cão tomar as rédeas da casa. E isso não é bom nem para o cão nem para você. Pois ele pode destruir sua casa, morde pessoas e ate se torna agressivo. Ai por falta de informação alguns donos abandonam seus animais pois não aquentam a "bagunça" deles. Porem, isso não resolve o problema. Os cães nasceram para unir as pessoas e não para separa-las. se seu cão esta com alum problema de comportamento pode ser problema de liderança. Analise primeiro o que você esta fazendo pelo cão, quais suas atitudes com ele. Ou chama um profissional para ajuda-lo a entender a cabecinha de seu filhote.
É importante entender que a forma como o seu cachorro se relaciona com você, com outros cães e com outros seres humanos é no contexto de matilha. Todas as matilhas tem uma hierarquia do contrario não funcionam.
Esse comportamento eles herdaram dos lobos (FOTO 1). O lobo é o animal mais social dentre os canídeos, vivendo em grupos de indivíduos aparentados e com estrutura social flexível. Normalmente, apenas um macho e uma fêmea da matilha procriam, sendo chamados de alfa. Ambos têm como função garantir a continuidade do grupo e, para tal, agem como líderes da matilha, controlam o acesso aos alimentos e suprimem a procriação entre os demais membros do grupo. Sendo assim o bando caminha ate 12 horas por dia procurando alimento e água. Somente quando os lobos e cães selvagens terminam seu trabalho (caçar, buscar água e comer) que eles brincam. O líder da matilha (o alfa) é responsável para manter o equilíbrio desta e a sobrevivência do grupo. os lideres da matilha projetam energia calma e assertiva e os seguidores calma e submissos. Se o líder der sinal de fraqueza ele sera atacado e substituto por outro.
Na convivência com seres humanos o dono do cão e todos da casa devem assumir o papel de líder. Em uma matilha humana com cães equilibrada é raro ter brigas entre os cães, pois eles respeitam o líder.
Algumas dicas para se tornar o líder:
* Os caes entendem melhor os gestos e a energia. Então quando for educa-los ultize pouco som e mais energia calma e firme. Não adianta gritar com raiva pois ele não vai ouvi e pode piora o comportamento. Emita um som bem grave, tipo “Grrrr” ou shiiii.
* Cães Alpha (líderes de matilha) têm acesso prioritário aos recursos limitados, o que significa que eles deverão passar primeiro pela porta (portão ou qualquer outra passagem) para conseguir o que quer que esteja do outro lado. Provavelmente uma das causas pelas quais a maioria das brigas entre cachorros acontece em vãos de portas para decidir quem sairá (ou entrará) primeiro.
* Quando for caminhar com ele saia na frente e não deixe que ele dite o ritmo do passeio.
* Quando você for sair ou entrar no carro você e sua família entram
primeiro. Só depois o cachorro entra ou sai.
* Você e sua família sempre comem primeiro. Crie uma rotina. Quando vocês chegarem dos passeios alimente-o. Peça para ele sentar e so depois lhe de a comida. Assim ele estará mais conectado com seu passado onde ele tinha que se esforça para ter a comida.
* Nunca faça muito alarde quando sai de casa nem quando voltar. Isso pode gerar ansiedade de separação. se tiver que fica muito tempo longe, pratique entrar e sair antes de deixa-lo sozinho.
* O cachorro também não deve poder subir no sofá nem na cama sem ser convidado. O seu lugar de assistir TV no sofá é só seu. Se o seu cão está deitando no seu lugar ele está pondo a sua liderança à prova. (FOTO 2)
*Acorde na hora que você quiser. Não na hora q ele vier de acordar. Comece o dia com poucos toques ou palavras. Deixe o carinho pra depois. (FOTO 3)
* Dê carinho somente quando você quiser, e não quando o cão pedir atenção, chamando-o para que venha até você e acariciando-o por algum tempo, retirando-se em seguida. Se ele vier de cutucar com focinho pedindo atenção Bloqueio com o corpo. Proteja o seu território com os cotovelos, ombros ou joelho, levante a cabeça e olhe em outra direção. Não de carinho quando ele estiver nervoso, agressivo, com medo ou quando desobedecer sua ordem. De carinho quando ele estiver calmo e submisso. Observe a postura relaxada: orelha para baixo calda pra baixo,mas nao entre o rabo (medo), feição relaxada.
* Durante as brincadeiras, evite aquelas onde há disputa pela posse de algum objeto, que é interpretada como disputa pela liderança. A nao ser que você derrote seu cão. se não tiver certeza q ira ganhar não comece.
* Não brinque de pega pega com ele, Você tem que incentiva-lo a ir em em sua direção e não corre de você.
* Eles adoram jogar frisbee (FOTO 4), seguir trilhas com com petiscos e jogar bolinha.
* Não permita que seu cão se torne possessivo com brinquedos e alimentos deixe claro que é você o dono dos brinquedos.
* Ao final de qualquer brincadeira, não deixe os objetos com o animal.
* Nunca permita que o cão pule ou demonstre qualquer outro sinal de dominação sobre qualquer pessoa, disciplinando-o, se possível, ou solicitando a ajuda de um profissional.
* Ensine os comandos de obediência. inclusive o nâo. um site bacana é o adestrador on line. Pratique a liderança dia a dia. Também tem esse: http://www.dogstrainer.com.br/.
Abaixo estão três exercícios que você deve fazer várias vezes durante o dia por pelo menos um mês.
1‐ Fique de pé sobre o seu cachorro com ele entre suas pernas. Passe suas mãos por baixo das patas dianteiras e cruze seus dedos na altura do peito. Levante as patas dianteiras dele do chão e segure seu cão nessa posição por pelo menos 15 segundos.
2‐ Segure seu cachorro firmemente e passe o seu dedo indicador para frente e para trás sobre o focinho dele por pelo menos 1 minuto enquanto você olha diretamente nos olhos dele. Se seu cachorro for grande e você não conseguir segura‐lo com uma mão enquanto passa a outra no focinho, peça para uma outra pessoa segura‐lo.
3‐ Coloque seu cachorro deitado no chão com suas patas de lado. Você fica atrás do cachorro, ou seja, na posição oposta à que as patas estão apontando. Segure seu
pescoço Pirmemente com uma mão enquanto com a outra pressiona seu tórax no
chão. Segure esta posição por 2 ou 3 minutos.
obs: esses exercicios é bom fazer na presença de um profissional
obs: esses exercicios é bom fazer na presença de um profissional
Alguns problemas de comportamento:
Pode ser devido a doenças, falta de adestramento, desconhecimento sobre psicologia canina, entre outros.
* Fax xixi em lugares indesejados: Nesse caso uma avaliação veterinária também é necessário.
* Ele monta na perna das visitas: Esse comportamento é um forte sinal de dominância - nas matilhas, os lobos dominantes, tanto machos quanto fêmeas, fazem isso para mostrar “quem é que manda”. Nesses casos, o trabalho é feito em cima do comportamento dos proprietários, e não dos cães.
* Arranha ou morde sofás ou moveis: é natural entre filhotes, Mas não deve ser incentivado. Corrija-o e mostre os brinquedos dele. Se persistir na fase adulta também pode ser fruto de estresse o falta de atividade física.
* Ele late para desconhecidos na rua: Latir para desconhecidos enquanto passeia não é um hábito normal para os cães. As causas comportamentais mais comuns são agressividade e insegurança. No caso de agressividade, deve-se corrigir o comportamento com sons e toques sempre que o cão o fizer, determinando quem é dominante na relação. A insegurança deve ser tratada de outra forma, fazendo com que o cão ganhe mais confiança nele mesmo, sem que seja necessário demonstrar agressividade.
Quanto mais cedo você educar seu cão ser melhor. pode começar o adestramento entre 4 e 6 meses. Mas qualquer cão em qualquer idade pode apender. Antes tarde do que nunca.
Quando você pega o cão de um criador ou de um abrigo, Na cabeça dele você esta levando ele para outro canil. Por isso esta é tão importante caminhar com seu cão.
E quando chega em casa não deixe que ele explore o lugar livremente, apresente cada comodo da casa pra ele, pois a casa é sua e você deve ser visto como o líder, o dono do pedaço. Se você pegar um cão adulto de um abrigo, antes de leva-lo para casa de uma caminhada com ele de 1 h a 1:30 h. Caminhe com ele ao seu lado e não deixe que ele cheire tudo o que quiser. Você que dita as regras do passeio. Isso é bom também para aliviar o stress do cão de estar preso no canil. E lembre-se : nao se deixe levar pela aparência. Escolha um cão que combina com sua energia e seu estilo de vida.
obs: nao existe formula cada cão é um caso diferente
_________________________________________________________________________
Cães não precisam de carros luxuosos, casas grandes ou de roupas chiques. Água e alimentos já são o bastante. Um cachorro não liga se
você é rico ou pobre. Esperto ou não. Inteligente ou não. Dê o seu coração e ele dará o dele. De quantas pessoas podemos dizer o mesmo?
Quantas pessoas fazem você se sentir raro, puras e especiais? Quantas pessoas nos faz sentir...extraordinários?
John Grogan - Marley Eu.você é rico ou pobre. Esperto ou não. Inteligente ou não. Dê o seu coração e ele dará o dele. De quantas pessoas podemos dizer o mesmo?
Quantas pessoas fazem você se sentir raro, puras e especiais? Quantas pessoas nos faz sentir...extraordinários?

Lambeijinhos
Nossa! Acho que estou fazendo tudo errado. Meu cãozinho é que é o lider! kkkkk
ResponderExcluirMari, Eu sou a mamis. Não consigo colocar meu perfil. kkkkk
kkkkkkkk. esse blog é doido.
Excluirmas entao tente segue as dica ai. e procure sempre se informa.
bjos
Acho que é por que você nao logo na sua conta do google.
Excluir