domingo, 25 de março de 2012

Focinho e os cheiros




A forma que os cães tem de explorar o mundo é usando seu faro aguçado. A audição também é bem desenvolvida  e a visão fica em segundo plano para os cães.  Nada vence seu olfato.

com esse super sentido milhões  de vezes mais sensível que o do  ser humano, os cães sentem odores imperseptiveis para nos.

Enquanto nos humanos a membrana tem um tamanho de cerca de 165m³, a canina tem aproximadamente 2.290 cm³. Se as membranas situadas no nariz dos cães fossem estendidas, elas seriam maiores que o próprio cão. Isso faz com que um pastor alemão tenha cerca de 220 milhões de receptores contra os 5 milhões dos humanos. Acredita-se que quanto maior o focinho, maior a capacidade olfativa. Por esta razão vemos tantos pastores como cães de resgate, contra outras raças como os fox terrier, que têm 150 milhões de receptores. Esses cães recebem treinamento especifico para encontrar pessoas soterradas, drogas, explosivos, etc,  através de odores. Assim o cérebro dos cães  é voltado para a interpretação de odores, o cérebro humano é estruturado para aprender línguas.


 células sensórias de algumas raças de cães.

Dachshund - 125 milhões
Fox Terrier - 150 milhões
Pastor Alemão - 220 milhões
Labrador Retriever - 250 milhões

Temos os cães que auxiliam humanos com epilepsia pois ele captam um odor característico e avisa antes da pessoa ter a crise.

Quando eles cheiram as arvores sentem o odor deixado pela urina de outro cao e sabe exatamente a identidade do animal. As fezes de outro animal por sua vez trazem muito mais informaçao do que a urina. é nojento para nos ve nosso caozinho cheirando coco, mas assim ele indentifica o status do outro cao matilha e seu nível de segurança. E quanto maior a quantidade de marcas deixadas por um cão, mais poderosa é sua posiçao na sociedade canina.

Quando voce esta fazendo uma sopa de legumes, voce senti o aroma de sopa. Já o cão senti o aroma da cenoura, da carne, ele distingui todos os ingredientes da sopa separadamente.

 Quando saímos para uma caminhada, por exemplo, tiramos praticamente todas as nossas informações da visão. Mas os olhos do cão servem apenas de apoio.
Isto foi demonstrado em um experimento, quando cães da polícia tinham que seguir uma trilha de cheiro que parecia correr na direção oposta a um conjunto de pegadas no chão. Eles invariavelmente seguiram seus narizes, e ignoraram os sinais visuais contraditórios.
Imaginar o mundo perfumado na pele de um cão é olhar em volta e imaginar que tudo que você vê tem um perfume próprio. E não apenas cada objeto; partes diferentes de um mesmo objeto podem conter diferentes tipos de informação. ex: cada pétala de rosa pode ter odores dos insetos que pousaram nela.






Relaçao com o odor humano:

o cheiro humano mais importante para o cão é o de seu dono. eles guardam os cheiros das pessoas que conhecem na memoria. Uns vão ser lembrados com carinho outros com raiva. 

Por isso que o lugar preferido do seu filhote é a sua cama. Pois tem o seu cheiro. 

Perfume, cigarro, desodorante e outros produtos podem transformar o cheiro da pessoa, confundindo o cão por em tempo.  

Cães podem reconhecer pequenas mudanças no odor das pessoas conhecidas. Já foi identificado que as lágrimas de felicidade contêm componentes diferentes das de tristeza, então os cães seriam capazes de reconhecer o estado mental do guardião através do cheiro destas lágrimas. Eles podem identificas suor humano a longas distancias.


sobre o focinho:

O focinho dos caes é gelado, Para controlar a temperatura interna, o cachorrinho precisa transpirar pela boca e pelo focinho. Isso explica por que os cães andam com a boca aberta, respirando como se estivessem ofegantes. E ao contrário do que muitas pessoas pensam, esse ato não significa necessariamente cansaço, mas, sim, um processo de eliminação de calor do corpo: o ar quente sai e o frio entra. Essa mesma troca ocorre no focinho. Quando o ar quente interno sai por ali e entra em contato com o ar ambiente mais frio, ele sofre o processo de condensação e ganha a forma líquida, molhando e resfriando o focinho.

Quando o focinho esta quente é por que o cão esta com febre. Mais é bom ter cuidado ao verificar a temperatura pelo focinho iisso requer muita pratica e necessita de comparação com a temperatura normal dos caninos, as vezes o animal pode estar com febre e não estar com o focinho quente o suficiente para q isso seja observado e vice e versa, por isso para determinar se o animal esta com febre ou não é indicado q seja medido sua temperatura sempre com o uso de um termometro clinico.

   o focinho albino

Cães com focinho albino, (O albinismo é a ausência total de pigmentos, traz também pele e mucosas cor-de-rosa) requerem cuidados como nao deixar o cao exposto ao sol entre 10 da manha as 15h. Passar protetor solar, feito com oleos pois tem uma melhor absorsao pela pele e se o cao lambe nao tira totalmente. O sol prejudica alem do focinho a pele tambem.

Os animais albinos têm (segundo dizem) um sistema imunitário mais sensível, daí precisarem de um pouco mais de atenção quanto à sua saúde do que um animal comum.












Nenhum comentário:

Postar um comentário